LIMA FILHO,Juscelino Koji de
Antes
de relatar sobre os seminários que ocorreram na semana da física, vou mencionar
apenas de1 seminário, pois acredito que a maioria que vi não seria pertinente
ou interessante o suficiente para a senhora professora.
O primeiro que irei citar foi o do professor Gaspar. Ele falou sobre a história
das ciências durante o período da primeira guerra mundial até meados de 1990.
Ele começa introduzindo como eram vistas as ciências naquela época, mas
infelizmente o ensino e o material didático eram extremamente complexos.
Naquela
época eles não tinham uma organização muito boa. Foi com a corrida armamentista
que os EUA resolveu mudar esse quadro e promover as ciências no país, a fim de
difundir as ciências como na União Soviética, onde eram bem desenvolvidas do
que nos EUA.
Convém
relatar que a União Soviética foi quem lançou o primeiro satélite, causando
“pânico”, uma vez que os EUA não sabiam do que se tratava. Logo depois do
lançamento do satélite pela URSS, os EUA criaram a NASA e praticamente
recriaram o ensino das ciências. Foi assim
que eles conseguiram mandar o primeiro homem à lua e criar a bomba nuclear. O
período da guerra fria foi praticamente estagnado, apenas as potências capitalistas
e as socialistas estiveram numa briga de “marketing”.
O professor Gaspar cita
como o ensino de ciências foi difundido e quais os materiais didáticos
utilizados. Mas todas as tentativas foram falhas, inclusive os materiais
didáticos eram bastante escassos e também falharam no quesito do ensino.
A segunda parte do seminário foi sobre Vygotsky, pensador importante em sua área e foi pioneiro
na noção de que o desenvolvimento intelectual das crianças ocorre em função das
interações sociais e condições de vida. Veio a ser descoberto pelos meios
acadêmicos ocidentais, muitos anos após a sua morte, que ocorreu em 1934, por
tuberculose aos 37 anos.
Apesar de sua formação em Direito, destacou-se à época por
suas críticas literárias e análises do significado histórico e psicológico das
obras de arte, trabalhos que posteriormente foram incorporados no livro
"Psicologia da Arte", escrito entre 1924 e 1926, incluindo
naturalmente a tese de doutorado sobre Psicologia da Arte, que defendeu em
1925.
O seu
interesse pela Psicologia levou-o a uma leitura crítica de toda produção
teórica de sua época, nomeadamente as teorias da "Gestalt", da ‘Psicanálise” e
o " Behaviorismo", além das ideias do educador suíço Jean Piaget. As
obras desses autores são citadas e comentadas em seus diversos trabalhos, tendo
escrito prefácios para algumas das suas traduções ao idioma russo.
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