CASTRO, Aldiana Moreira
1- Conforme o texto qual o conceito de Sistema Educacional
Seria uma ordenação articulada dos vários elementos necessários à consecução
Seria uma ordenação articulada dos vários elementos necessários à consecução
dos objetivos educacionais preconizados para a população à qual se destina.
2- Como é possível o homem sistematizar?Ao sistematizar, o homem mantém em sua consciência um objeto que lhe dá sentido; em outros termos, trata-se de um ato que concretiza um projeto prévio.
A sistematização implica também uma multiplicidade de elementos que precisam ser ordenados, unificados. O sistema é produzido pelo homem a partir de elementos que não são produzidos por ele, mas que se-lhe oferecem na sua situação existencial.
3- Na estrutura fenomenológica do homem comente as 3 concepções que o autor
aborda no sentido biológico,pedagógico e cultural .A primeira perspectiva é a biológica, na qual o corpo, antes apenas constatado, é visto agora como organizado, estruturado e as respostas que ele dá são globais.
aborda no sentido biológico,pedagógico e cultural .A primeira perspectiva é a biológica, na qual o corpo, antes apenas constatado, é visto agora como organizado, estruturado e as respostas que ele dá são globais.
É por isso que se faz necessário o conhecimento da complexidade e funcionamento dos órgãos humanos.
Quando o educando só é observado nesta perspectiva, adota-se um utilitarismo pedagógico que é representado pelo pragmatismo, que tem por princípio, segundo o autor, a verdade em termos de utilidade para a vida.
Ainda observando a criança, Saviani diz que ela tem um mundo interior e que se manifesta em vários níveis, existindo neste mundo fenômenos patológicos que afetam essa vida interior, essa é a perspectiva psicológica.
Segundo o autor, o mundo interior é bastante complicado, mas muito importante para o
Segundo o autor, o mundo interior é bastante complicado, mas muito importante para o
problema da educação e é por isso que a Psicologia é relevante para o planejamento educacional. Contudo, se o educando só for considerado sob essa perspectiva, o enfoque dado será o do psicologismo pedagógico.
O autor comenta que a observação do mundo interior “explica porque as pessoas que falam (políticos, padres, oradores em geral e também os professores), devem se enquadrar na psicologia do auditório para suas ideias serem aceitas”. Afirmação bastante pertinente e que, sem dúvida, deve ser levada em consideração.
Saviani afirma, citando alguns trechos de Pestalozzi e Froebel, que estes foram educadores que deram um enfoque especial ao a priori psicológico.
Na descrição do homem como ser cultural, voltando à figura da criança,Saviani diz que ela está situada num contexto espacial e temporal que a determina,ela vive num meio humano (artificial) e numa época determinada que é o século XX.(grifo nosso - século XXI).Para o autor o a priori cultural é o mais importante, pois resume e completa os anteriores, já que o homem está em um mundo “no qual tudo está carregado de um certo sentido cultural, humano”. Tal afirmação é constatada, segundo o autor, pela aprendizagem.
Na descrição do homem como ser cultural, voltando à figura da criança,Saviani diz que ela está situada num contexto espacial e temporal que a determina,ela vive num meio humano (artificial) e numa época determinada que é o século XX.(grifo nosso - século XXI).Para o autor o a priori cultural é o mais importante, pois resume e completa os anteriores, já que o homem está em um mundo “no qual tudo está carregado de um certo sentido cultural, humano”. Tal afirmação é constatada, segundo o autor, pela aprendizagem.
4- Discorra sobre o caráter dialético da estrutura do homemPara Saviani, a concepção dialética de Filosofia da Educação recusa colocar no ponto de partida uma determinada visão de homem, o que interessa é o homemconcreto, “síntese de múltiplas determinações” ou “como conjunto das relações sociais”. Para o autor, “Segundo a concepção dialética o movimento segue leis objetivas que não só podem como devem ser conhecidas pelo homem”. Esse dinamismo é explicado “pela interação recíproca do todo com as partes que o
constituem, bem como pela contraposição das partes entre si”.
constituem, bem como pela contraposição das partes entre si”.
5- Conforme o texto o que entendeu sobre a filosofia como mediação entre a ação
assistemática e a ação sistematizada
Esclarecido “o quadro da realidade humana”, o autor examina como o homem desenvolve as suas atividades neste contexto. Busca detectar a atividade sistematizadora ao falar da Filosofia como mediação entre a ação assistemática e a ação sistematizada. Para ele há uma sequência natural e espontânea na ação humana que está no nível da consciência irrefletida. Contudo, este processo é alterado quando “algo”, que o autor chama de problema, interrompe este processo
“alterando a sua sequência natural”. É nesse momento que o homem começa a refletir, ou a filosofar. Refletir sobre o objeto da Filosofia que são “os problemas que o homem enfrenta no transcurso de sua existência”.
assistemática e a ação sistematizada
Esclarecido “o quadro da realidade humana”, o autor examina como o homem desenvolve as suas atividades neste contexto. Busca detectar a atividade sistematizadora ao falar da Filosofia como mediação entre a ação assistemática e a ação sistematizada. Para ele há uma sequência natural e espontânea na ação humana que está no nível da consciência irrefletida. Contudo, este processo é alterado quando “algo”, que o autor chama de problema, interrompe este processo
“alterando a sua sequência natural”. É nesse momento que o homem começa a refletir, ou a filosofar. Refletir sobre o objeto da Filosofia que são “os problemas que o homem enfrenta no transcurso de sua existência”.
6- O que entendeu sobre Sistema
O sistema resulta da atividade sistematizada; e a ação sistematizada é aquela que busca intencionalmente realizar determinadas finalidades. É, pois, uma ação planejada, uma ordem que o homem impõe à realidade.
O sistema resulta da atividade sistematizada; e a ação sistematizada é aquela que busca intencionalmente realizar determinadas finalidades. É, pois, uma ação planejada, uma ordem que o homem impõe à realidade.
7- O que você entendeu sobre noção de EstruturaA estrutura indica a forma como as coisas se entrelaçam entre si, sem depender do homem mesmo, por vezes, havendo seu envolvimento.
8- Faça um resumo sobre a noção do sistema educacional abordando como se pode
sistematizar a educação, o sistema educacional, o sentido da filosofia da educação e as
precisões terminológicas.
Assim como o sistema é um produto da atividade sistematizadora, o sistema educacional é resultado da educação sistematizada. Isso implica, então, que não pode haver sistema educacional sem educação sistematizada, embora seja possível esta sem aquele.
Assim, a educação sistematizada, para ser tal, deverá preencher os requisitos apontados em relação à atividade sistematizadora em geral. Portanto, o homem écapaz de educar de modo sistematizado quando toma consciência da situação (estrutura) educacional (a), capta os seus problemas (b), reflete sobre eles (c),formula-os em termos de objetivos realizáveis(d),organiza meios para alcançar os objetivos (e), instaura um processo concreto que os realiza (f) e mantém ininterrupto o movimento dialético ação-reflexão-ação (g). Este último requisito resume todo o processo, sendo condição necessária para garantir sua coerência, bem como sua articulação com processos ulteriores.
Para se ter um sistema educacional – que evidentemente deverá preencher os três requisitos apontados, a saber: intencionalidade (sujeito-objeto), conjunto(unidade-variedade), coerência (interna-externa). –É preciso acrescentar às condições impostas à atividade sistematizadora (educação sistematizada), esta outra: a formulação de uma teoria educacional. Reduzindo-se os requisitos da educação sistematizada a dois pontos fundamentais, pode-se, enfim, determinar as
condições básicas para a construção de um sistema educacional numa situação histórico-geográfica determinada; são elas:
a) Consciência dos problemas da situação;
b) Conhecimento da realidade (as estruturas);
c) Formulação de uma pedagogia.
A Filosofia da Educação é uma reflexão sobre os problemas que a realidade educacional apresenta. A atividade educacional se insere no processo dialético que permite passar da ação(fundada na filosofia da vida) à ação (fundada na ideologia) pela mediação de reflexão. Para o educador, a Filosofia da Educação constitui essa mediação necessária. Por isso, o seu papel não será fixar, a priori, princípios eobjetivos para a educação; também não se reduzirá a uma teoria geral da educação enquanto ordenação dos seus resultados. Sua função será acompanhar, reflexiva e criticamente, a atividade educacional de modo a explicitar os seus fundamentos, esclarecer a função e a contribuição das diversas disciplinas pedagógicas e avaliar
o significado das soluções escolhidas.
A parte das Precisões Terminológicas aborda os conceitos de sistema e estrutura, sistema educacional, teoria e práxis, sistema pedagógico, sistema de educação, educação sistematizada e educação institucionalizada, rompendo a chance de haver qualquer dúvida entre os termos.
Para finalizar o autor completa: “A Filosofia de Educação, se for assimilida à práxis dos educadores como uma reflexão (radical, rigorosa e de conjunto) sobre os seus problemas educacionais, permitirá que se evite o burocratismo.” (Saviani)
sistematizar a educação, o sistema educacional, o sentido da filosofia da educação e as
precisões terminológicas.
Assim como o sistema é um produto da atividade sistematizadora, o sistema educacional é resultado da educação sistematizada. Isso implica, então, que não pode haver sistema educacional sem educação sistematizada, embora seja possível esta sem aquele.
Assim, a educação sistematizada, para ser tal, deverá preencher os requisitos apontados em relação à atividade sistematizadora em geral. Portanto, o homem écapaz de educar de modo sistematizado quando toma consciência da situação (estrutura) educacional (a), capta os seus problemas (b), reflete sobre eles (c),formula-os em termos de objetivos realizáveis(d),organiza meios para alcançar os objetivos (e), instaura um processo concreto que os realiza (f) e mantém ininterrupto o movimento dialético ação-reflexão-ação (g). Este último requisito resume todo o processo, sendo condição necessária para garantir sua coerência, bem como sua articulação com processos ulteriores.
Para se ter um sistema educacional – que evidentemente deverá preencher os três requisitos apontados, a saber: intencionalidade (sujeito-objeto), conjunto(unidade-variedade), coerência (interna-externa). –É preciso acrescentar às condições impostas à atividade sistematizadora (educação sistematizada), esta outra: a formulação de uma teoria educacional. Reduzindo-se os requisitos da educação sistematizada a dois pontos fundamentais, pode-se, enfim, determinar as
condições básicas para a construção de um sistema educacional numa situação histórico-geográfica determinada; são elas:
a) Consciência dos problemas da situação;
b) Conhecimento da realidade (as estruturas);
c) Formulação de uma pedagogia.
A Filosofia da Educação é uma reflexão sobre os problemas que a realidade educacional apresenta. A atividade educacional se insere no processo dialético que permite passar da ação(fundada na filosofia da vida) à ação (fundada na ideologia) pela mediação de reflexão. Para o educador, a Filosofia da Educação constitui essa mediação necessária. Por isso, o seu papel não será fixar, a priori, princípios eobjetivos para a educação; também não se reduzirá a uma teoria geral da educação enquanto ordenação dos seus resultados. Sua função será acompanhar, reflexiva e criticamente, a atividade educacional de modo a explicitar os seus fundamentos, esclarecer a função e a contribuição das diversas disciplinas pedagógicas e avaliar
o significado das soluções escolhidas.
A parte das Precisões Terminológicas aborda os conceitos de sistema e estrutura, sistema educacional, teoria e práxis, sistema pedagógico, sistema de educação, educação sistematizada e educação institucionalizada, rompendo a chance de haver qualquer dúvida entre os termos.
Para finalizar o autor completa: “A Filosofia de Educação, se for assimilida à práxis dos educadores como uma reflexão (radical, rigorosa e de conjunto) sobre os seus problemas educacionais, permitirá que se evite o burocratismo.” (Saviani)
Referência
SAVIANI, DEMERVAL. Educação Brasileira: Estrutura e Sistema.10 ed. Campinas,SP: Autores Associados,2008 (Cap.3, p.28-91).
Olá colegas, a contextualização do estudo dirigido está muito rica, pedagógica, com saber e sabor de bembom,vale a pena conferir, comentar, enfim trocar saberes em uma aprendizagem colaborativa.Vamos lá galera...!
ResponderExcluirProfªNaiola