MORAIS,Ezenete Pereira
A
história da antropologia e educação envolve a idéia de homem e de cultura. Desde
os primórdios, abordarmos uma contribuição antropológica para a inteligência
dos problemas contemporâneos. Estudiosos retratam a antropologia em seu caráter
descritivo e classificatórios sendo itens necessários para a caracterização dos
diferentes povos da colonização entre os séculos XIX e XX e que através desses
estudos conceituou-se como antropologia clássica e abordava a noção de exterioridade
e alteridade, em que a civilização,
ciência e técnica eram elementos centrais da condição de sociedade e de
modernidade. Era o que definia a condição humana e a própria humanidade. A
antropologia como ciência pregava as transformações que o homem sofria dentro
de uma sociedade. Tal ciência foi considerada como objeto de considerações
morais e políticas e inscreveu-se como antropologia da educação. Entre
1920 e 1930 a antropologia da Educação teve uma nova roupagem com o objetivo de
“padronizar” os sistemas educativos em busca de uma integralização entre escola
e sociedade e com o decorrer do tempo inovações foram incorporadas à Educação.
Posteriormente, estudos culturais foram enfatizados e as relações entre
Educação e antropologia foram colocadas como tema principal. O multiculturalismo
se tornou uma forma de invenção e intervenção social e humana e a partir daí, o campo da Educação
entra em cena com uma importância única. A teoria sobre cultura renova-se a
cada momento que uma e outra cultura surgem e se prestam a propósitos dentro das
sociedades semelhantes. Cada cultura tem uma história própria e singular,
fazendo com que a humanidade se torne diversificada. A cultura é então
entendida como um conjunto de elementos interdependentes e cada um desses
elementos tem uma função precisa ao qual, tem que suprir necessidades
individuais e coletivas, entre elas a escola. As correntes americanas e inglesa
eram as mais representativas nas formas de pensar a diversidade humana com
isso, seu domínio nas sociedades coloniais sobre outros povos era imposto. A
Educação popular visto pelos antropólogos como instrumento do verdadeiro
desenvolvimento surgiu a partir do comprometimento com a
cultura tradicional e popular como veículo de conscientização e
responsabilidade social. Desenvolveu-se um estudo aprofundado sobre cultura
popular e realidade social. No contexto histórico a África na metade do século
XX lutou pela independência, confrontando-se com o colonialismo. A sociedade
dominante queria impor sua cultura e valores às outras sociedades, com isso, a
Educação foi desafiada a responder às diversidades sociais humanas. O campo
científico ficou dividido em duas teorias: Teorias de Equilíbrio e Teoria de
Conflito, em contrapartida a antropologia adquiriu um método próprio de fazer
ciência de uma maneira dinâmica, investigando o universo do outro, seu sujeito,
com isso, busca explicações para os fatos da vida humana. Em relação à cultura
no seu contexto histórico é uma construção que se inscreve na história das
relações dos homens entre si. Nos dias atuais temos vozes altivas de protesto,
de denúncia onde o campo de estudo na prática, tornou-se necessário às relações
face a face com outros sujeitos, culturas, as visões de mundo do outro e suas
diversidades.
Palavras-
chave: Antropologia, Estudos culturais,Educação.
O texto remete a uma reflexão histórica que ratifica a nova ordem na Antropologia da Educação. Um encontro entre exterioridade e alteridade, ciência e cultura,escola e sociedade.Conforme comenta a autora do texto em que o multiculturalismo se tornou uma forma de invenção e intervenção social e humana. Recomenda-se a leitura, pois o texto está riquíssimo.
ResponderExcluirParabéns, Ezenete me orgulho em ser sua professora.Um abraço. Profª Naiola
Foi Extremamente pertinente suas colocações Ezenete. Muito interessante o paralelo traçado entre a antropologia e a educação, colocando os limites de suas atuações bem como as suas atribuições. Outro fato de suma importância também foi essa linha cronologica que você utilizou, explorando as características do objeto em estudo desde os primordios até os dias hodiernos.
ResponderExcluirParabéns, (Thiago Iachiley)